domingo, 23 de agosto de 2015

Roteiro do livro : Miguel e o Sexto Ano

Roteiro do livro : Miguel e o Sexto Ano
Nome do aluno: Bernardo São José Rabelo
Série: 6º ano – A

1. Autor: Lino de Albergaria
Obra: Marco Aragão

Edição: 7ª edição

Local e data de publicação: São Paulo – 2008

2. Pesquisa

Biografia do autor : Lino de Albergaria

     Lino de Albergaria nasceu em Belo Horizonte, no dia 24 de abril de 1950, irmão mais novo de uma família de cinco filhos. Foi criado, na rua Espírito Santo, perto da avenida do Contorno, tinha quintal, onde cachorros e galinhas conviviam com árvores de frutas: jabuticaba, manga, abacate, pitanga e goiaba.
      Seu pai, que trabalhou com presidiários e crianças abandonadas, já gostava de ler e escrever. Sua mãe gostava de encadernar livros cujas capas gravava com letras douradas. Até que um dia quebrou a mão e não teve mais a força necessária para trabalhar com o couro. Passou a pintar pratos de porcelana e caixinhas de madeira. Tanto o pai quanto a mãe nasceram em fazendas e os filhos costumavam passar as férias num sítio que o pai tinha herdado. Ali, além de mais rústico, tudo era diferente da cidade, sobretudo os cheiros e os barulhos, além dos hábitos e das conversas das pessoas.
      Rapidamente, antes de entrar para a escola, aprendeu a ler. Fez o curso primário, sempre gostando de escrever. Fez duas faculdades, uma pela manhã, outra à noite, Letras, ainda na rua Carangola, a poucas quadras de sua casa, e Comunicação, no Coração Eucarístico, que parecia tão longe.
      Trabalhou um pouco, como redator de jornais de empresa, e logo que pôde, partiu para a França, pela primeira vez longe de sua cidade.
      No retorno ao Brasil, para trabalhar com os livros, vai viver em São Paulo. O escritor e o editor encontram espaço. Trabalha na Editora FTD, faz uma coleção didática e depois se dedica às coleções de literatura para os jovens. Volta a São Paulo, faz free-lance para as revistas da Editora Abril. Assiste, nesse tempo, à redemocratização do país. Experimenta uma constante inquietação, a vida seguindo provisória e com gosto de aventura. Ao voltar para Belo Horizonte, quer ter tempo para escrever e estudar. Escreve dois romances para adultos, um deles finalista da Bienal Nestlé de Literatura e o outro premiado no Concurso do Estado do Paraná e ainda finalista do Prêmio Jabuti.

3.  Estrutura da obra

a.     Assunto — Miguel, o personagem principal desta história, não é daqueles que têm muita afeição por mudanças. Ao contrário, ele acha que elas vêm para bagunçar a sua vida. Uma vida bagunçada pelo novo namorado de sua mãe, pelo senso crítico e pelo espírito de cidadania que despertam em seu coração, pela chegada da adolescência, que por natureza é uma fase confusa na vida de qualquer um. 

b. Mensagem — A respeito da história percebi que Miguel era muito inocente, pois ainda chamava os professores de “tia”.

c. Enredo — conjunto dos fatos narrados.

O enredo apresenta os seguintes elementos:

             • introdução  No início o autor apresenta as dificuldades que o Miguel, personagem principal, tem de começar às aulas, de levantar cedo, de enfrentar as mudanças do quinto ano para o sexto ano. Antes ele estudava a tarde e agora é de manhã. A percepção que ele e a sua mãe tiveram quando foram comprar o uniforme e viram que ele cresceu.
• complicação _ Primeiramente ele tem dificuldades de arrumar amigos na escola e de acostumar com a nova rotina escolar. Outro momento é quando sua vó morre e seu avó fica triste. Depois seus pais se separam e sua mãe arruma um novo namorado e Miguel fica com ciúmes.

            • clímax — Foi quando ele vai a casa da faxineira e descobre as diferenças sociais. Depois descobre que sua mãe está namorando. Um dos momentos importantes também acontece quando Miguel descobre que é um adolescente.

            • desfecho — Ele conhece o namorado da mãe e passa gostar dele. Ele termina o sexto ano com um sentimento de alegria e pena. Se despediu dos colegas e da faxineira que estava muito emocionada. Miguel combina com seu pai uma viagem de férias.

d. Justificativa do título —  o livro tem esse título porque conta a vida de um adolescente que sofre com as mudanças e o ritmo escolar do sexto ano.

e. Verossimilhança — A história conta fatos do dia a dia de um adolescente que vive conflitos com as mudanças corporais e sentimentais. Conta a rotina de um personagem  que convive com as perdas e que acontecem na realidade de uma pessoa.

f. Personagem —  Miguel
Pode ser:
            • principal — Miguel é o personagem principal da história. Ele é um aluno adolescente que sofre com as mudanças do quinto para o sexto ano. Ele convive com as perdas e se frusta diante das mudanças da rotina da sua casa
• secundária — A mãe do Miguel

g. Espaço —  A ações do Miguel acontecem dentro do espaço de um a escola e na casa dele.

h. Ambiente —
Miguel vai de carro para a escola e tem uma vida tranquila tanto social como econômica. O psicológico dele fica abalado quando vive ou descobre situações que fogem do seu controle ou da sua rotina.

i. Tempo — análise dos índices de tempo que o enredo apresenta.
Pode ser caracterizado quanto à:
• duração — A história tem o tempo de duração de uma ano.
• época —   A época é atual ( Tantos ônibus com números, letras e nomes diferentes de bairros).

j. Narrador — O narrador conta a sua própria história (primeira pessoa). “ Eu mesmo percebo minha voz hesitar, parecendo que eu quero engolir as palavras.”

k. Linguagem — A linguagem é coloquial porque ela é utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral.

4. Opinião:
   Eu achei a história interessante, porque conta sobre a vida escolar do sexto ano e que estou passando também. Esta obra me fez refletir sobre a minha vida e achei emocionante, porque o Miguel vive momentos que nós, aqui na realidade, vivemos também.

   Com essa obra aprendi que viver em conflitos não é bom para a família, porque tráz muitos sofrimentos.

25 comentários:

  1. Gostei do resumo. Sugiro que poderia ter imagens da história. 👍🏾

    ResponderExcluir
  2. muito bom ajudou bastante em um trabalho que eu fiz

    ResponderExcluir
  3. Muito bom gostei o temeu eu fiz o trabalho e saiu muito certo parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Será que vc pode ter um pouco mais de respeito?

      Excluir
    2. q bosta nao acho nd de bom.Mas mesmo assim eu gostei do que eu li ajudou bastante com a minha prova online eu ja tinha esse livro mas eu acho que ele esta na minha fazenda ele sumiu entao eu acho que tiri uma nota bem baixa nessa prova online tchah se inscreva no meu canal WZ PEU o primeiro que aparecer la tenho so 32 inscritos e sou bem humilde faco video de free fire na verdade nao e video e live

      Excluir
  6. tem um erro na complicação "Outro momento é quando sua vó morre e seu avó fica triste" devereia ser "Outro momento é quando sua vó morre e seu avô fica triste" fora isso o resumo é muito bom

    ResponderExcluir
  7. Gostaria das respostas do questionário desse livro

    ResponderExcluir
  8. ,mkrdpo n3uerdpoijdai0di i03ieiqie eeqpDIIADDK]QWAS IHDWFOOJR WOJ RPO JPQWKEIEI, ´Qe

    ResponderExcluir
  9. Odiei você podia ter colocado todos os personagens

    ResponderExcluir